A prefeitura de Campinas inaugurou neste sábado, 29, as novas instalações do terminal de ônibus do Mercado Municipal e que retorna com 25 linhas de transporte coletivo. No novo espaço, a reforma contemplou ampliação e cobertura de quatro plataformas, acessibilidade, infraestrutura renovada, nova sinalização e comunicação visual.
A obra viabilizou o recebimento de recebeu rampas e piso podotátil e direcional nas plataformas e travessias. Foram construídos banheiros para pessoa com deficiência (feminino e masculino) e Espaço Família com fraldário. Os sanitários existentes também receberam melhorias.
Um novo posto de atendimento para recarga do Bilhete Único e compra do QR Code foi construído pela Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas).
O prefeito Dário Saadi (Republicanos) descreveu as melhorias que foram feitas na área e que produzirão benefícios em médio e longo prazo.
O presidente da Emdec, Vinícius Riverete, enumerou melhorias que foram viabilizadas em outros terminais de ônibus localizadas na cidade.
O investimento da Transurc nas duas obras foi de cerca de R$ 290 mil. As obras de reforma do Terminal Mercado começaram no dia 13 de novembro de 2023 e custaram R$ 1,4 milhão, por intermédio de contrapartida de uma construtora. O Terminal Mercado será aberto, com pagamento da tarifa dentro do ônibus e funcionamento entre 4h30 e 1h30.
O Terminal Mercado I foi inaugurado no final da década de 1970. A reforma integra o projeto de modernização da área central, que inclui a requalificação do Mercado Municipal , da avenida Campos Sales e da rua José Paulino.
Fotografia: Reprodução / Emdec
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista