Na luta contra a obesidade, Campinas passou a integrar, nesta semana, uma lista seleta de cidades engajadas em uma política pública para prevenir o excesso de peso.
A pactuação da metrópole junto ao programa “Cities for Better Health”, liderado pelo Governo da Dinamarca, foi anunciada pela Prefeitura na última segunda-feira, dia 24 de junho.
O programa inclui um total de 45 cidades ao redor do mundo, que assumem o compromisso de adotar intervenções que garantam a prevenção primária da obesidade.
Isso significa trabalhar, por exemplo, para estimular a alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.
O compartilhamento de experiências das outras cidades para o Brasil vai ser intermediado por uma empresa global de Saúde.
A vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, Simone Tcherniakovsky, ressalta que a implantação do modelo será feita com o auxílio de agentes comunitários.
Em Campinas, as ações vão ser implementadas como resultado de uma força-tarefa entre a Ceasa e outras secretarias municipais.
O prefeito municipal, Dário Saadi (Republicanos), afirma que o trabalho de combate à obesidade tem foco em uma consequência a longo prazo.
Ainda segundo a Prefeitura, pelo menos 2.400 crianças e adolescentes, de 6 a 13 anos em Campinas, estão na faixa etária alvo do projeto global.
Quando o espectro é ampliado até os 19 anos, o número pode ultrapassar a marca dos 25 mil campineiros.
Fotografia: Reprodução / Conselho Federal de Nutricionistas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista