Um levantamento realizado pelos Cartórios de Protesto do Estado de São Paulo mostra que o número de moradores endividados de Campinas que tiveram o nome enviado a protesto caiu 6,63% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A contagem, conduzida pela seção paulista do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, mostra que pouco mais de 126 mil dívidas foram enviadas no período.
Mas na contramão dessa realidade, o valor total das dívidas enviadas a protesto subiu mais de 73%, alcançando a impressionante marca dos R$ 595 milhões.
Para Reinaldo Velloso dos Santos, tabelião do Terceiro Tabelião de Protesto de Letras e Títulos de Campinas, os números não refletem, necessariamente, a realidade atual, já que o tempo de envio do nome ao protesto pode variar.
O tabelião recorda o caminho simplificado para evitar maiores transtornos com a permanência do nome de uma pessoa física ou jurídica sob protesto.
O especialista também destaca que a ferramenta para consulta sobre a situação de um CPF ou CNPJ pode ser utilizada a qualquer tempo.
Em Campinas, moradores podem consultar se o seu nome ou de uma empresa foram enviados a protesto por meio de um site que reúne os três tabelionatos da cidade. O endereço é o www.protestocampinas.com.br.
Já os moradores de outras cidades do estado podem utilizar o serviço da seção São Paulo do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, pelo www.protestosp.com.br.
Fotografia: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista