A Secretaria de Saúde de Valinhos confirmou, na última quarta-feira, 4, a primeira morte do ano por febre maculosa na cidade.
A vítima é uma mulher de 44 anos, que faleceu em um hospital particular. O óbito aconteceu no dia 25 de setembro, mas a informação só foi divulgada ontem.
Segundo a Prefeitura municipal, a cidade atua na intensificação das medidas de prevenção e de combate à febre maculosa desde junho, quando um surto da doença foi registrado em uma fazenda na área rural de Campinas.
As ações incluem, por exemplo, o treinamento de médicos na rede pública de saúde.
Apesar de ter sido a primeira morte pela maculosa, este não foi o primeiro caso do ano em Valinhos. O registro aconteceu em julho, com um homem de 55 anos que conseguiu se recuperar, sem a necessidade de internação.
Especialistas relembram que a principal forma de transmissão da febre maculosa se dá pela inoculação de uma bactéria, transmitida por uma das espécies do carrapato, o carrapato-estrela.
Aos primeiros sinais de sintomas como febre, dor de cabeça intensa e náuseas e vômitos, médicos orientam a busca imediata pelo atendimento médico.
Fotografia: Reprodução / Prefeitura de Jundiaí
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista