Ao vivo

notícias

4 de outubro de 2023

Unicamp repudia ataque de professor contra estudante no câmpus

Confronto aconteceu durante ato estudantil em solidariedade à greve dos Metroviários e Ferroviários

ouça a notícia

A Reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) emitiu nota de repúdio na tarde da última terça-feira, 3, sobre a conduta de um professor que atacou um aluno com uma faca.

A confusão aconteceu durante a manifestação em solidariedade à greve dos trabalhadores do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp, também realizada na segunda-feira, contra a proposta de ampliação das privatizações de serviços públicos estaduais.

O ato promoveu cadeiraços, com o bloqueio à entrada de alunos e professores dentro de alguns prédios do câmpus de Barão Geraldo.

Rafael de Freitas Leão, que é professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), não concordou com a decisão e atacou um dos alunos que participava do protesto.

Em um vídeo amplamente divulgado pelas redes sociais, é possível ver Rafael Leão no chão, em luta corporal com o estudante, e segurando um objeto pontiagudo com a mão direita.

Ainda na terça-feira, a Unicamp distribuiu um documento intitulado “Carta de Princípios”, em que reafirma a busca pela excelência acadêmica e pelo desenvolvimento integral de sua comunidade universitária, sob o compromisso da promoção do conhecimento, da ética e da cidadania.

A Reitoria da universidade também afirmou que vai instaurar procedimentos administrativos adequados e tomar as medidas cabíveis, complementares ao inquérito policial já instaurado.

A instituição alerta para a proliferação de atos de violência com motivação política, e declara que é necessário calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos.

 

Fotografia: Reprodução / Unicamp


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria