A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, em parceria com a Sanasa, iniciou, na tarde desta segunda-feira, 13, a Operação Altas Temperaturas. O procedimento será voltado à população em situação de rua.
De acordo com a Prefeitura Municipal, as equipes itinerantes do SOS Rua estão realizando abordagens oferecendo água e orientando sobre medidas para enfrentar o tempo, como evitar o sol.
A Operação Altas Temperaturas consiste na intensificação da abordagem, por parte do SOS Rua, da oferta de albergamento e de água a esse público. O fornecimento de água é oferecido pela Sanasa.
Para o presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre a População em Situação de Rua da Câmara de Campinas, Paulo Gaspar (Novo), a iniciativa apareceu em momento adequado.
O parlamentar alerta, no entanto, que muitas medidas precisam ser adotadas pelo poder público para minimizar a situação.
A ausência de servidores públicos para dar conta do assunto é outro empecilho apontado pelo parlamentar. A Operação Altas Temperaturas foi adotada em função da onda de calor na cidade. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), as temperaturas até quinta-feira podem chegar até 39ºC.
Fotografia: Eduardo Lopes / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista