Entidades de aprendizagem profissional da região de Campinas comemoram a publicação de uma portaria, que deve profissionalizar a formação desses jovens.
A norma foi publicada em dezembro de 2023 e determina as características da aprendizagem profissional no Brasil, além de criar um Cadastro Nacional dedicado a essa categoria, e que vai listar, de forma oficial, todas as entidades formadoras, os cursos e os aprendizes em atividade no país.
Uma das instituições diretamente influenciadas pela portaria é a Associação Educacional dos Homens de Amanhã.
Fundada há 85 anos como a Guarda de Automóveis de Campinas, ficou popularmente conhecida como a “Guardinha”.
Agora, a organização se prepara para subir mais um degrau na qualificação dos aprendizes, como nos conta a presidente da diretoria-executiva da entidade, Maria Helena Novaes Rodriguez.
Maria Helena destaca o papel da Guardinha na preparação dos profissionais que vão atuar futuramente no mercado de trabalho.
Os impactos da portaria federal e as mudanças na metodologia de trabalho da Guardinha serão discutidos em uma sessão especial da Câmara Municipal de Campinas.
O evento acontece nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, entre as 8h00 da manhã e a 1h00 da tarde, no Plenário da casa de leis, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro da Ponte Preta.
Fotografia: Arquivo / Aedha
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista