Hortolândia passou a fazer parte neste mês do SISAN, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O ingresso oficial foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 11 de março, e agora a cidade está entre os 144 municípios que integram o sistema.
A adesão ao SISAN só foi possível devido à criação de uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar. Além disso, é preciso ainda ter um plano e uma lei municipal de Segurança Alimentar.
Esses são os requisitos para que o município possa solicitar a entrada, como explica a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.
Uma das vantagens em fazer parte do SISAN, além de garantir uma alimentação adequada e de qualidade ao munícipe, é receber recursos financeiros para potencializar ações em programas e projetos do setor.
Alessandra Sarto explica que Hortolândia já tem um primeiro programa que tem foco na agricultura familiar da cidade.
Para a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, a adesão ao sistema abre portas para que o município comprove uma política estruturada para enfrentar as questões relacionadas ao combate à fome.
Agora, Hortolândia tem um prazo de 12 meses para elaborar um Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para a população.
Fotografia: Fernando Frazão / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária