A tradição passada de geração a geração e dois “banquetes” – um de sabores e o outro de cultura – devem marcar mais uma edição da Festa da Uva de Vinhedo.
O evento que é o principal do calendário turístico da cidade, chega neste ano à sua 60ª edição.
Apesar disso, remonta a um passado ainda mais antigo. De acordo com os registros oficiais, a primeira Festa da Uva foi realizada na tradicional Praça Sant’Anna, em 1948.
Na época, a região ainda era um distrito de Jundiaí, mas já abrigava uma grande celebração de agricultores, que se reuniam para comemorar a colheita dos frutos plantados pela comunidade local.
Uma história que é acompanhada de perto, desde cedo, por uma das embaixadoras da festa, a professora Darci Tereza Medori.
Ela conta que o evento foi criado com o objetivo de ajudar na construção da Igreja Matriz de Sant’Ana. Dona Darci conta que a essência da festa estava no momento de integração com a comunidade. A embaixadora, é claro, convida a todos para participarem da festa.
Além da 60ª edição da Festa da Uva, Vinhedo também abre a 12ª Festa do Vinho. Os eventos começam no dia 2 de abril, com uma apresentação acrobática da Esquadrilha da Fumaça, prevista para as 11h30 da manhã.
A solenidade de abertura acontece às 5h00 da tarde, também de terça-feira, abrindo também a programação de shows musicais, em quatro palcos diferentes. A festa acontece no Parque Municipal Jayme Ferragut e a entrada é franca.
Fotografia: Divulgação / Prefeitura de Vinhedo
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista