O Governo de São Paulo anunciou na última quarta-feira, 27, que vai abrir mais 60 vagas de hemodiálise no Hospital de Clínicas da Unicamp.
A oficialização aconteceu depois de uma reunião do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, com o prefeito Dário Saadi.
Em caráter de urgência, o estado vai abrir mais 20 vagas de hemodiálise. Para as próximas semanas, são esperadas outras 40 vagas, por meio da abertura de um “terceiro turno” de funcionamento do serviço no HC.
A visita do prefeito de Campinas teve como pauta o debate das consequências do crescimento na demanda pela saúde pública em Campinas.
O sistema vem sendo pressionado pelo aumento no número de casos encaminhados de outras cidades da região metropolitana.
O prefeito Dário Saadi anunciou que o governo do estado deve anunciar, em breve, a ampliação da oferta de leitos de UTI Neonatal em Campinas, outro setor que enfrentou problemas neste começo do ano.
O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, também comentou a ampliação de vagas de hemodiálise para a região.
Apesar de ter sido anunciada em coletiva de imprensa recente na Prefeitura de Campinas, Dário e Eleuses não comentaram sobre o encaminhamento da demanda por uma central regional de regulação de vagas do SUS.
Até esta quarta-feira, 18 pacientes aguardavam, em leitos de enfermaria, por uma vaga específica no setor de hemodiálise no Hospital de Clínicas da Unicamp.
Outros 16 permanecem aguardando em casa, com o suporte das equipes especializadas do HC.
Fotografia: Divulgação / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista