A inteligência artificial já está nos planos de quase dois terços dos empresários da Região Metropolitana de Campinas.
Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo IBEF Campinas Interior Paulista, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças.
Com 150 respondentes, a edição 2024 da Sondagem Econômica Anual perguntou aos pesquisados sobre assuntos que mexem com a vida do empresário, como reforma tributária, geração de empregos, inflação, transformação digital, energias renováveis, diversidade e tecnologia.
A sondagem mostrou que 65% dos participantes discutem ou até mesmo já implementaram ações para reformular processos de trabalho via inteligência artificial.
O presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, Valdir Augusto de Assunção, destaca o otimismo do empresariado com a nova tecnologia, especialmente do ponto de vista econômico.
Assunção também acredita que a tendência é de que postos de trabalho sejam substituídos, mas que a mão de obra também possa se reabilitar nas funções de suporte a essa nova tecnologia.
A sondagem do IBEF Campinas Interior Paulista mostra que em 54% das empresas respondentes da pesquisa, a adoção da Inteligência Artificial está em um patamar intermediário, enquanto que 18% delas já avançaram para um nível avançado.
Outro destaque da pesquisa é de que 31% dos executivos afirmaram que vão focar seus investimentos neste ano no setor de Inovação.
Este índice é 6% maior do que o registrado na edição 2023 do mesmo levantamento.
Fotografia: Reprodução / Rawpixel
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista