Economista de formação, Miguel Mendes, trocou o Brasil pelos Estados Unidos há cerca de quatro anos, em busca de uma melhor estabilidade financeira.
Histórias como a do Miguel, de quem busca melhores condições de vida, tanto nos aspectos pessoais, quanto nos aspectos financeiros, são cada vez mais comuns.
O relatório de Imigração dos Estados Unidos apontou que em maio deste ano, aumentou em 325%, o número de Green Cards concedidos a brasileiros qualificados, em relação ao mesmo período do ano passado.
O visto EB-2, conhecido como “visto para trabalhadores com habilidades excepcionais”, é destinado a profissionais que querem morar fora do Brasil e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
O advogado especialista em imigração, Dr. Vinícius Bicalho, explica que entre os principais motivos para o aumento dessa imigração, estão a segurança, assuntos relacionados à política, e também a busca por melhores condições educacionais.
Vinícius Bicalho afirma que houve uma mudança, observada nos últimos anos quanto ao perfil de pessoas que se mudam.
Segundo ele, antes era mais comum ver que as pessoas que saíam do país, não tinham perspectivas de carreiras, e hoje elas se mudam já com uma carreira sólida, a fim de internacionalizá-la.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, até 2022, cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem fora do país.
Os Estados Unidos continuam recebendo o maior número de brasileiros como mão de obra. Atualmente, quase dois milhões de brasileiros vivem lá.
Fotografia: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária