Os bares e restaurantes da Região Metropolitana de Campinas estimam uma alta de faturamento durante o feriado prolongado de abril, que emendará a Semana Santa com o feriado de Tiradentes.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel, em comparação com o ano passado, 71% dos empresários esperam conseguir aumentar o faturamento.
Além disso, foram constatadas oscilações no desempenho financeiro das empresas, no mês de fevereiro, por exemplo, 39% registraram equilíbrio, enquanto 30% terminaram o mês no prejuízo e mais 30% operaram com lucro.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, explica essa oscilação e quais os fatores que influenciam para o endividamento do negócio.
As datas comemorativas para os estabelecimentos e negócios são essenciais, como destaca André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas.
Os empresários enfrentam dificuldades com os reajustes dos preços dos cardápios, o levantamento mostrou que 32% dos negócios não conseguiram fazer qualquer reajuste, 59% conseguiram reajustar os valores conforme ou abaixo da inflação e apenas 9% aumentaram acima desse índice.
A pesquisa também analisou o nível de endividamento dos estabelecimentos e constatou que 39% deles tinham algum tipo de conta em atraso.
Fotografia: Divulgação/Abrasel
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária