Um estudo encomendado pela Priority Pass e realizado pela Dynata em novembro deste ano revelou que cerca de 60% dos entrevistados se sentem mais estressados e com mais ansiedade durante o período de férias.
O estudo foi feito com oito mil pessoas de 11 países do mundo. Os participantes brasileiros revelaram algo que é cada vez mais comum: o medo de se desconectar.
De acordo com a pesquisa, entre as principais preocupações que impedem o descanso neste período está o medo de perder mensagens importantes, ainda mais se tratando de assuntos do trabalho.
Para a psicóloga Luana Ganzert, o contato constante durante várias horas do dia com a tecnologia pode ser prejudicial para o cérebro, pois ele recebe maior estímulo para se manter conectado e não consegue desligar.
Segundo Luana, essa série de fatores que estão relacionados à dificuldade para descansar, podem desencadear a longo prazo, outros problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
Na visão dela, o primeiro passo é essa pessoa estabelecer limites individuais para evitar esses gatilhos.
Entre os malefícios observados na pesquisa está o maior estresse na convivência e nas relações interpessoais, além do aumento da ansiedade e da intensificação emocional.
A psicóloga projeta algumas dicas que podem ajudar as pessoas que não conseguem se desligar e que sofrem com algum tipo de ansiedade constante.
Os dados foram coletados entre os dias 4 e 16 de agosto deste ano. Os países participantes foram: Estados Unidos, Reino Unido, Tailândia, Singapura, Índia e Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Brasil, Colômbia e México.
Fotografia: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária