Com a realização das festas de fim de ano, uma das principais preocupações que se tem é em relação ao armazenamento e consumo adequado dos alimentos.
As altas temperaturas por causa do verão, também contribuiem para a proliferação de bactérias. O resultado dessa combinação feita de forma inadequada pode ser uma intoxicação alimentar.
É o que explica o médico gastrocirurgião, Dr. Eduardo Grecco. Segundo ele, o modo como os alimentos são preparados e armazenados devem ganhar mais atenção para evitar esse tipo de quadro.
Os cuidados com a higiene dos alimentos são fundamentais para evitar esse tipo de enfermidade e não devem ser notados apenas nas épocas comemorativas.
De acordo com Grecco, é importante observar como é feito o preparo dos alimentos para as viagens, por exemplo, também são vistas com mais frequência neste período.
Em caso de uma intoxicação alimentar, o médico ressalta que é preciso levar a pessoa para o atendimento médico adequado para verificar qual deve ser o tipo de hidratação e medicação que ela necessita.
Algumas precauções podem ser tomadas para evitar a intoxicação alimentar, como verificar a procedência dos alimentos comprados, armazenó-los de forma correta e prestar atenção nas características deles, como coloração, aparência e cheiro.
Fotografia: Tânia Rêgo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária