Ao vivo

notícias

4 de outubro de 2023

Câmara aprova projeto que autoriza contratação de professores adjuntos

Oposição faz questionamentos e requisita mais concursos públicos para a função

ouça a notícia

A Câmara Municipal de Campinas aprovou, em primeira votação, na última segunda-feira, 2, um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que autoriza a criação de 200 vagas para professor-adjunto na Rede Municipal de Educação.

A intenção é de que as vagas sejam preenchidas por intermédio de concurso. Pelas regras estipuladas pela Secretaria Municipal de Educação, estes professores fariam a substituição dos titulares em caso de ausência legal.

Na justificativa do projeto, o prefeito Dário Saadi (Republicanos), destacou que a contratação é uma demanda da Secretaria de Educação, em virtude da ampliação do tempo de permanência das crianças nas escolas e o reordenamento curricular realizado para suprir as defasagens educacionais impostas pela pandemia de covid-19.

Apesar de ter votação favorável ao projeto, a vereadora Guida Calixto (PT) alerta que a Administração municipal quer ampliar o atendimento no ensino local, mas com uma estratégia totalmente equivocada.

A parlamentar defende a realização de concurso público para professores efetivos e enumera os motivos que levam o professor adjunto a enfrentar um quadro precário em sua situação de empregabilidade.

Além disso, a proposta pretende contemplar a construção de novas unidades de Ensino Fundamental, que deverão atender a 3 mil crianças. O projeto vai passar por uma segunda votação antes da sanção do prefeito.

 

Fotografia: Sumaia Vilela / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria