notícias

27 de março de 2024

Campinas entra na lista para receber as doses da vacina contra a dengue

Doses devem direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

ouça a notícia

Campinas entrou nesta quarta-feira, 27, na lista de municípios contemplados pelo Ministério da Saúde com doses da vacina contra a dengue. A mudança de cenário foi proporcionada após o prefeito Dário Saadi (Republicanos), que também é vice-presidente da área de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ter feito uma reunião em Brasília com a ministra da Pasta, Nísia Trindade.

No mês de fevereiro, o Ministério da Saúde colocou 521 municípios na lista inicial, mas não incluiu as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A atitude provocou uma reação do poder executivo que enviou um ofício para reivindicar a inclusão de Campinas na lista.

O prefeito campineiro afirmou que a mudança de quadro ocorreu em virtude de um postura de insistência junto ao Ministério da Saúde.

Para ele, a vacina é mais um componente para auxiliar no combate a doença.

As doses serão direcionadas para crianças de 10 a 14 anos. Campinas aguarda envio de nota técnica do Ministério da Saúde para saber quantas doses a cidade receberá e a partir de qual momento elas ficam disponíveis para aplicação pela Secretaria de Saúde.

No dia 07 de março, Campinas decretou situação de emergência pública em saúde. Desde 1º de janeiro a cidade já registrou 30.864 casos e quatro mortes, e projeções indicam que a cidade deve registrar o pico da epidemia no mês de abril.

 

 

Fotografia: Julia Prado / Ministério da Saúde


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria