Para incrementar o desenvolvimento em todas as áreas da cidade de Campinas, a prefeitura anunciou na sexta-feira, 12, um acordo com representantes do governo do estado e da área federal.
A intenção é utilizar o acordo para fazer um estudo que definirá modalidades de participação do setor privado no projeto de requalificação do centro de Campinas.
O projeto inicial é destinar projetos para 25 áreas e imóveis públicos e particulares. Eles serão analisados para o desenvolvimento de projetos urbanos, de habitação e de recuperação do patrimônio.
Entre as possibilidades de participação avaliadas no acordo de cooperação estão modalidades como a Parceria Público Privada (PPP), Operação Urbana Consorciada e Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
A acordo foi assinado entre a Prefeitura de Campinas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação; a Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo (CDHU) e a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), o projeto faz parte de um esforço que já vem sendo feito pela prefeitura para revitalizar o centro da cidade.
A qualificação técnica dos atores envolvidos no projeto fazem com que Dário Saadi tenha otimismo em relação aos frutos que serão colhidos.
Já o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Marcelo Branco, afirmou que é preciso explorar as diversas possibilidades de crescimento que serão abertas com a parceria entre o município, o estado e o governo federal.
Com a assinatura do acordo de cooperação técnica, um grupo de trabalho terá 18 meses para apresentar a proposta que definirá a abrangência final e as regras da parceria.
Fotografia: Divulgação / EMDEC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista