Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) mostram que os casos de estupro, roubos e furtos em geral cresceram de forma significativa em outubro na cidade de Campinas.
Os números fazem parte do boletim mensal divulgado na última segunda-feira, 27.
Os roubos, por exemplo, somaram total de 554 ocorrências na metrópole, avanço de 15,6% na comparação com outubro de 2022.
O tipo mais comum foi de veículos, que subiu 21%, com total de 181 casos.
O informe também notifica o aumento dos casos de estupro. Em outubro, na metrópole, foram 23 ocorrências, incluindo 18 casos de mulheres vulneráveis.
O aumento é de 53% na comparação com 2022.
Também houve aumento no grupo dos furtos em geral, que cresceram 13,5% com o total de 1.732 casos. O índice equivale a uma ocorrência a cada 25 minutos, em média, na cidade.
Embora os roubos de veículos tenham aumentado, os furtos entraram no pacote dos setores que apresentaram diminuição. Foram 251 casos, recuo de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Também houve diminuição no grupo dos homicídios dolosos, que caíram 64% em outubro, na comparação com o ano passado. Foram quatro ocorrências com cinco vítimas.
Desde o começo do ano, 83 pessoas morreram assassinadas em Campinas, queda de 20,9% na comparação com os primeiros dez meses do ano passado.
Fotografia: Arquivo / Rovena Rosa / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista