Voluntários da comunidade e funcionários públicos da Prefeitura de Campinas foram às ruas da região do Jardim Vista Alegre na manhã deste sábado, 4, em mais uma mutirão para prevenção e combate à dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde visitou os bairros do Jardim Vista Alegre, Residencial São José, Residencial Rosário, Parque Universitário de Viracopos, Jardim Maria Helena, Recanto do Sol 1 e 2, Jardim Mercedes, Jardim Shangai, Jardim Uruguai, Jardim Flávia e Núcleo União da Vitória.
Além da busca ativa e retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, as equipes orientaram os moradores sobre os perigos da dengue.
O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, admitiu que a mudança de temperatura forçou uma estratégia de combate a dengue.
Já o prefeito Dario Saadi (Republicanos) insiste no apelo para que a população conceda a sua cota de colaboração.
Dados das secretarias municipal e estadual de Saúde mostram que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, estão nas residências.
A Administração repetiu a estratégia de usar drones para localizar grandes criadouros do Aedes aegypti como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono.
Quando o acesso ao imóvel é negado e há suspeita de possíveis criadouros, chaveiros podem ser acionados para dar acesso às equipes para realização das vistorias.
O mutirão é multisetorial e contou com apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.
Até sexta-feira 3, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas registrou 73 mil casos confirmados da doença na cidade e 16 mortes.
Fotografia: Rogério Capela / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista