Ao vivo

notícias

25 de setembro de 2024

Canoísta cria rede de barreiras para a contenção de lixo no Rio Atibaia

Semanalmente são retiradas da superfície do manancial toneladas de resíduos; objetivo é aumentar a estrutura

ouça a notícia

Pelo som, você já pode entender que estamos à beira de um rio. O mais campineiro de todos: o Atibaia.

É ao som dos bem-te-vis, dos paturis e até de alguns dourados que pulam para provar que existe vida sim debaixo d’água, um homem arruma algumas canoas antes da próxima entrar na água.

Seu nome é Marcelo Moraes. Ele trabalha como servidor público na Emdec há 17 anos, mas toda semana dedica algumas horas a limpar um pouco do manancial que abastece 85% da população da cidade.

O “Careca do Rio” é um dos integrantes da Associação Rios Limpos, que reúne canoístas e voluntários da região para instalar barreiras físicas que represam o lixo que corre pelas águas do Atibaia, e depois limpá-las.

Marcelo conta que, apesar das toneladas de resíduos retiradas semanalmente do rio, a maior parte do lixo não vem do descarte direto no local…

Hoje, a Associação Rios Limpos mantém três barreiras. Do região do Ribeirão Pinheiros, em Valinhos, às Três Pontes, perto de Pedreira. E o objetivo é aumentar a estrutura.

Moraes também conta que o custo das barreiras não é acessível, e demanda investimento, que muitas vezes sai do próprio bolso.

Apesar do trabalho que muitas vezes é feito por uma pequena equipe, Marcelo diz acreditar que a ação pela conservação do Atibaia ajude a causar uma mudança de olhar sobre o papel do rio para Campinas.

Recentemente, a Associação Rios Limpos firmou parceria com uma escola particular de Campinas para a confecção de barreiras artesanais, com o uso de plásticos descartados para a reciclagem e redes de pesca.

A organização não governamental aceita a colaboração de voluntários. Os contatos podem ser feitos pelo perfil no Instagram, @rioslimpos.ong .

 

 

Fotografia: Laura Saroa


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria