Um sistema fundamental para o monitoramento de informações da meteorologia, voltadas à agricultura, e com a contribuição de pesquisadores de Campinas, faz aniversário neste mês de julho.
A Agritempo, desenvolvida pela Embrapa Agricultura Digital e operada pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, chegou aos 20 anos de existência.
O aniversário foi tema de um painel especial na universidade no último dia 5 de julho. Em pauta, o papel que as ciências da informação, como a “big data”, podem ter para garantir um bom desempenho de uma safra, garantindo alimentos que atendem não apenas o Brasil, mas várias partes do mundo.
O pesquisador Jurandir Zullo Júnior, do Cepagri da Unicamp, explica que a plataforma facilita o trabalho do agricultor, ao fornecer um cruzamento de dados complexo, mas que acaba sendo facilitado pela intuitividade do Agritempo.
Zullo Júnior também projeta que o Agritempo continuará tendo um papel muito importante na agricultura brasileira, a partir do aperfeiçoamento das tecnologias já usadas pela meteorologia.
No site do Agritempo, é possível encontrar mapas e tabelas relacionadas ao comportamento da estiagem, da oferta de água no solo e das condições para a colheita, em todas as regiões brasileiras.
O acesso a todas as bases de dados é gratuito e pode ser feito pelo endereço www.agritempo.gov.br.
Fotografia: Reprodução / Wenderson Araujo / Trilux
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista