notícias

27 de junho de 2025

Comissão Processante que apura eventual prática de infração cometida por Vini Oliveira vota pela absolvição

Denúncia agora será avaliada pelos vereadores em Plenário, em Sessão Legislativa Extraordinária, na terça-feira (1), às 10h

ouça a notícia

A Comissão Processante (CP), instaurada na Câmara Municipal para apurar eventual prática de infrações cometidas por Vini Oliveira (Cidadania) concluiu os trabalhos na manhã de sexta-feira, dia 27 de junho. Por dois votos a um, a decisão foi pela absolvição do parlamentar. A denúncia será agora analisada pelos vereadores em Plenário, em Sessão Legislativa Extraordinária, marcada para terça-feira (1), às 10 horas.

A Comissão Processante teve como base um protocolo da médica Daiane Copercini. Ela
relatou que o parlamentar, no dia 1 de janeiro deste ano, entrou no Hospital Mário Gatti e fez filmagens e expôs a conduta de servidores municipais e dos pacientes que estavam no Pronto Socorro do estabelecimento hospitalar. O vereador alegou que naquela noite realizou uma fiscalização na unidade de saúde por conta de denúncias de demora pelo atendimento médico.

No parecer final da Comissão Processante, o relator Nelson Hossri (PSD) decidiu pela
absolvição do parlamentar.

O segundo componente da Comissão Processante, o vereador Nick Schneider (PL) afirmou que votaria pela absolvição e reafirmou que para ele o procedimento investigativo era dispensável.

Mariana Conti (PSOL), proferiu voto divergente do relator. Ela votou a favor da condenação de Vini Oliveira, Para a vereadora, existiu quebra de decoro parlamentar.

Durante a reunião extraordinária, serão lidas as peças requeridas por qualquer dos vereadores presentes e pelo denunciado. A seguir, os parlamentares poderão manifestar-se verbalmente. Vini Oliveira ou seu procurador, terá o prazo máximo de duas horas para produzir defesa oral.

Concluída a defesa, inicia-se a fase de votação. Vini será considerado afastado definitivamente do cargo se for declarado culpado pelo voto de dois terços dos integrantes da Câmara.

 

 

 

 

 

Fotografia: Reprodução/Câmara Municipal de Campinas


Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria