A paisagem já não é mais apenas azul, branca e cinza.
Agora com o sentido invertido, os carros já não descem mais a ladeira íngreme da Rua Dante Erbolato em alta velocidade.
E a comunidade – em especial, as crianças – aprecia a sombra nos novos bancos de calçada.
Ir e voltar da Creche Bem Querer “Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti”, no Satélite Íris I, em Campinas, já está bem diferente depois da implantação do Urbanismo Tático na região.
Trata-se do projeto “Caminhos do Brincar”, parceria entre o fundo municipal PIC (Primeira Infância Campineira), Fundação FEAC, o escritório Ateliê Navio, Emdec e a Bloomberg WRI Brasil.
Depois de um longo processo de escuta e planejamento, as intervenções começaram a ser executadas no final de outubro, com prioridade para a criação da chamada zona calma de trânsito na região.
Novas ilhas azuis com desenhos lúdicos e balizas de trânsito no asfalto estreitaram o leito de tráfego dos carros. São os chamados percursos prioritários, que deram uma contribuição importante para diminuir a velocidade dos veículos.
Bancos de ferro e madeira já são opção de refresco para os dias quentes, enquanto é possível apreciar novos grafites nos muros da creche.
A dona de casa Jaque e o instalador de sistemas de segurança Wellington moram no Satélite Íris e aprovaram a mudança.
Entre uma volta e outra no quarteirão, o pedreiro Amadeu também gostou das mudanças, mas aproveita para fazer sugestões.
A vice-diretora da Nave Mãe, Danila Tobias, ressalta o ganho com a segurança de trânsito no entorno da escola.
A diretora também destaca que os equipamentos de lazer fizeram do entorno um espaço de convívio para as crianças.
O último ciclo de instalações do projeto prevê a construção de um espaço de apoio, com pergolado, brinquedos e arborização.
Sobre os bancos que foram roubados do mobiliário, nós pedimos a ajuda da Guarda Municipal, que prometeu reforçar o patrulhamento na região.
A GM relembra que a população pode colaborar denunciando situações suspeitas por meio do telefone 153. Durante a ligação, é importante fornecer características dos suspeitos para que a equipe possa identificar os autores.
Já sobre as sugestões de melhoria da iluminação, nós conversamos com a arquiteta e urbanista Úrsula Troncoso, do escritório Ateliê Navio, que liderou a concepção urbanístico-arquitetônica do Caminhos do Brincar.
Úrsula explicou que o escritório já entrou com solicitações de melhorias no Consórcio Conecta – que administra a iluminação pública – e na CPFL.
As empresas prometeram a duplicação dos braços de luminárias nos postes, além da troca de lâmpadas e manutenção geral dos dispositivos.
Fotografia: Kevin Kamada
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista