O Compaz, Conselho Municipal de Cultura de Paz de Campinas, realizou na manhã desta segunda-feira, 18, o lançamento da Primeira Semana da Escuta pela Paz.
O evento aconteceu no Salão Vermelho do Palácio dos Jequitibás, e reuniu autoridades ligadas ao Conselho, organizações da sociedade civil e entidades em defesa da educação e do meio ambiente.
Nesta primeira edição, o tema é “A paz se constrói com o desejo e a ação de cada cidadão. Vamos conversar sobre isto?”.
A presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Campinas, Lu Nunes Cirne de Toledo, destaca que o objetivo da semana é solidificar as ações já criadas e ligadas ao tema, principalmente com um plano municipal.
Lu Nunes ressalta que os ensinamentos da Cultura de Paz buscam fortalecer o diálogo por meio de instrumentos como a Comunicação Não-Violenta e o acolhimento para diferentes situações no dia a dia.
A Semana da Escuta pela Paz conta com o apoio da Prefeitura de Campinas, que tem um comitê interinstitucional.
O servidor Sidinei Dominicheli destaca que o apoio busca intensificar a integração entre diferentes órgãos da cidade, e miram a Semana Municipal da Cultura Restaurativa, em dezembro.
A Primeira Semana da Escuta pela Paz de Campinas tem ações previstas até o próximo sábado, 23 de setembro, entre rodas de conversa sobre cultura de paz e preservação do meio ambiente, além de pontos de escuta em praças da cidade. Confira abaixo a programação:
Fotografia: Carlos Bssan / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista