Ao vivo

notícias

3 de junho de 2024

Consumo de bebida alcoólica está entre os motivos dos acidentes fatais em Campinas

Boletim divulgado pela EMDEC aponta que 42 das 47 vítimas são dos sexo masculino; as outras cinco são do sexo feminino

ouça a notícia

Pelo menos 150 pessoas perderam a vida em acidentes fatais, em Campinas, no ano passado. Os dados fazem parte do Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pela EMDEC, no mês de maio.

Dos 149 sinistros registrados, quase 50% ocorreram em vias urbanas e a outra metade, aconteceram nas rodovias.

Os motivos que se destacaram, segundo a empresa de mobilidade urbana, foi o excesso de consumo de bebidas alcoólicas, responsável por 32% dos acidentes fatais, e o excesso de velocidade.

Sobre isso, Roberta Mantovani, gerente de Educação para Mobilidade da EMDEC, afirma que as ações adotadas pela empresa, se refletem na criação da campanha “Desacelera”, que será lançada na próxima terça-feira, 4.

Roberta destaca ainda que além das ações educativas divulgadas, os agentes da EMDEC, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, realizam blitz de fiscalização em diversos pontos estratégicos de Campinas.

Os dados do levantamento revelam ainda que das 47 mortes registradas por consumo de álcool, 42 eram de pessoas do sexo masculino e as outras cinco, do sexo feminino.

Roberta esclarece que a campanha lançada no ano passado, com o lema: “Beber e dirigir pode matar”, está focada principalmente nos períodos de férias e de emenda de feriado.

O Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito é responsável por fazer a análise de riscos dos acidentes fatais de trânsito. 

A detecção do álcool no organismo pode ser determinada no IML, em caso de óbito, por meio do exame, também pelo odor etílico,identificado pelos agentes e por fim, pelo teste de bafômetro, realizado pela Polícia Militar Rodoviária.

 

 

Fotografia: Divulgação / EMDEC


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria