Ao vivo

notícias

5 de março de 2024

Dengue: sanitaristas criticam extinção de autarquia de controle a endemias

Na avaliação de especialista, desmonte prejudica pesquisa e avanços no setor

ouça a notícia

O decreto do Governo de São Paulo que impôs o Estado de Emergência para a situação da epidemia de dengue nesta terça-feira, 5, acende um alerta sobre as medidas para o controle de endemias… ou até mesmo a falta delas.

Pelo segundo ano consecutivo, a doença provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti gera preocupação sobre o seu crescimento descontrolado e a possível pressão que ela pode provocar nos hospitais.

Fábio Alves, médico sanitarista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, questiona, por exemplo, as estratégias focadas na resposta e não no planejamento ao longo dos anos.

Alves critica, por exemplo, a extinção da Sucen (Superintendência para o Controle de Endemias).

O órgão compunha a estrutura de enfrentamento a epidemias na Vigilância Epidemiológica Estadual, e foi extinta por decreto do Governo do Estado, em 2022.

Na opinião da diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, Andrea Von Zuben, a extinção da Sucen não chegou a afetar diretamente a metrópole.

No entanto, Andrea ressalta que os impactos certamente foram percebidos por municípios menores.

Segundo o Painel Estadual de monitoramento, são pouco mais de 132 mil casos confirmados de dengue desde o começo do ano no estado de São Paulo, com ao menos 169 pessoas internadas em estado grave.

Além de São Paulo, a dengue também motivou a decretação do estado de emergência em outros sete estados e no Distrito Federal.

O decreto de emergência autoriza que o estado possa comprar mais equipamentos e realizar novas contratações, com regras mais flexíveis de gastos, para minimizar os efeitos da epidemia.

 

Fotografia: Fernando Frazão / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria