Em menção a uma foto que ficou mundialmente famosa, o dia 8 de agosto foi escolhido para celebrar o dia do pedestre.
Os direitos e deveres estão previstos no Código de Trânsito Brasileiro.
Nele, alertas como aguardar o semáforo fechado, ter atenção ao trânsito e atravessar na faixa de pedestre, são importantes para evitar e salvar milhões de pessoas todos os dias.
Este último é destaque da nova campanha do Detran São Paulo. Além de conscientizar sobre a responsabilidade do pedestre, o objetivo da ação é também reforçar o exercício de cidadania praticado nas ruas.
Quem confirma o fato é Eric Wetter, Gerente de Fiscaliazação do Detran-SP.
Os dados mais recentes do Infosiga, divulgados mensalmente, apontam que houve aumento de mais de 20% nas mortes de pedestres no primeiro semestre de 2024.
Na contramão, Campinas registrou uma queda, de 8%, no primeiro semestre deste ano, de pessoas que perderam a vida no trânsito, passando de 39 para 36, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Para Eric Wetter, algumas ações do próprio pedestre são fundamentais para evitar possíveis acidentes fatais.
Nesta quinta-feira, o Detran vai estar em três pontos de Campinas para entregar panfletos e passar orientações aos pedestres para um trânsito mais seguro.
A programação tem início às 7:30 da manhã, na avenida das Amoreiras. Em seguida, as equipes vão estar das 11:30 da manhã às 12:30, na Rodoviária de Campinas.
Por fim, das 4:00 às 5:00 da tarde, a ação acontece na avenida Moraes Salles.
Fotografia: Rovena Rosa / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária