O serviço de telemedicina em Valinhos começou a funcionar na última segunda-feira,5, para os pacientes que utilizam a rede municipal de Saúde.
O serviço, implantado pela Secretaria de Saúde, pode ser ofertado para qualquer pessoa acima de 14 anos, que apresente sintomas brandos e que se encaixa em um dos seis critérios de inclusão.
O objetivo da nova modalidade de atendimento é evitar que pacientes estejam vulneráveis a ambientes hospitalares e, principalmente, desafogar as Unidades de Pronto Atendimento do município, como explica o coordenador da secretaria de Saúde de Valinhos, Flávio Costa.
Os seis quadros de saúde incluídos no serviço da telemedicina são: sinusites, infecções de urina, diarreia, lesões de pele, além de dores articulares e enxaquecas.
O atendimento online se inicia assim que o paciente entrar em contato com a Central de Telessaúde de Valinhos, pelo telefone (19) 99621-4960.
Em seguida, ele entrará em uma fila de espera virtual, onde deve fornecer seus dados pessoais. Um link para a consulta online será enviado por SMS para que o paciente entre na chamada de vídeo.
Flávio Costa reforça que como se trata de um atendimento primário, caso haja necessidade de maior acompanhamento médico, o paciente será encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento.
A telemedicina ainda está em fase inicial e por isso, pode sofrer adaptações. O serviço é resultado de um projeto piloto que, entre janeiro e abril deste ano, monitorou mais de 900 pacientes.
Fotografia: Reprodução / Prefeitura de Valinhos
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária