A Prefeitura de Campinas lançou na última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, o novo Plano de Segurança Viária. O projeto é de autoria da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
O decreto tem o compromisso de reduzir mortes e lesões nas vias urbanas e rodovias. O documento foi assinado pelo prefeito Dário Saadi durante a cerimônia e será publicado na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, dia 19 de fevereiro.
O documento estabelece as políticas públicas de segurança viária para construção de deslocamentos seguros, sustentáveis e acessíveis para todas as pessoas. O Plano de Segurança Viária vai contemplar seis eixos, metas específicas e prazos de execução para cada um deles: Gestão e Coordenação; Mobilidade e Vias Seguras; Fiscalização; Dados e Evidências; Comunicação e Educação; e Atendimento às Vítimas. Serão 81 ações, 249 produtos e 25 objetivos estratégicos.
Para o prefeito Dário Saadi, uma série de características da cidade justificam a adoção do Plano de Segurança Viária.
O prefeito admite que as metas estabelecidas são ousadas e vão requerer muita dedicação do poder público municipal.
Dados preliminares apontam que, em 2023, foram registradas 160 mortes no trânsito entre janeiro e dezembro de 2023, sendo 73 no eixo urbano, 82 em rodovias e em outros cinco casos em que não foi possível identificar o local do acidente.
O Plano de Segurança Viária está alinhado com o compromisso global da Década de Ação para Segurança Global no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), e nacional, do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Todas as informações sobre o Plano de Segurança Viária de Campinas podem ser consultadas no endereço www.emdec.com.br/psv.
Fotografia: Reprodução / Emdec
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista