Desde a última sexta-feira, 16, cerca dez estados do Brasil estão com alerta de calor severo para uma onda de calor que deve trazer altas temperaturas.
O aviso do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, relembra a importância de tomar uma série de cuidados para evitar o tempo seco e, por consequência, as doenças respiratórias que costumam ser mais comuns nesta época do ano.
O médico otorrinolaringologista Marcel Menon, explica sobre alguns dos riscos que essas enfermidades podem causar no organismo de uma pessoa.
Quadros de rinite, sinusite e outras infecções que atingem o sistema respiratório estão na lista das internações mais recorrentes em alguns estados brasileiros.
Apesar da alta demanda, o especialista não hesita em falar que ao menor sinal dos sintomas que podem indicar algumas dessas doenças, é fundamental a procura por atendimento médico para um tratamento adequado.
Com o tempo seco e a falta de chuva para várias regiões do país, as orientações mais básicas giram em torno de ter uma boa hidratação durante todo o dia, além de manter os ambientes arejados e fazer, eventualmente, uma lavagem nasal para desobstruir o sistema respiratório, como indica Marcel Menon.
O alerta da onda de calor está prevista nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além de Paraná, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.
Fotografia: Tony Winston / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária