Ao vivo

notícias

26 de julho de 2023

Especialistas analisam o cenário econômico com os dados divulgados pelo IBGE

Inflação no mês de julho ficou negativa em 0,07%, mas neste ano, entidade acumula alta de 3,09%

ouça a notícia

Os índices inflacionários começam a fornecer boas noticias. De acordo com dados divulgados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a inflação ficou negativa em 0,07% neste mês.

As informações foram fornecidas na terça-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Neste ano de 2023, a entidade registrou alta acumulada de 3,09%. No período de 12 meses, o percentual inflacionário fica em 3,19%.

De acordo com o relatório do IBGE, o resultado foi gerado pela retração nos preços da energia elétrica residencial após a incorporação do Bônus de Itaipu e que foi creditado aos consumidores nas faturas de julho. A queda na tarifa ficou em 3,45%.

A outra maior influência sobre o índice geral veio por intermédio do grupo de Alimentação e bebidas, que registrou uma queda de 0,40%. O desempenho está relacionado à deflação de alimentação no domicílio, que caiu 0,72%.

Para o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Faccamp, José Augusto Gaspar Ruas, fatos ocorridos no exterior e no Brasil também colaboraram para a obtenção deste resultado.

A queda no índice do Produto Interno Bruto é outro fator que segundo José Augusto Ruas, não pode ser ignorado.

Para o economista e especialista em mercado financeiro, Rogério Araújo, o índice inflacionário reforça os argumentos da politica monetária adotada pelo Banco Central.

Para o economista, já são emitidos sinais de um começo de um ciclo virtuoso na economia brasileira.

A inflação divulgada pelo IBGE continuou em desaceleração na comparação com o mês anterior, quando foi registrada alta de 0,04% para junho. Em julho de 2022, o IPCA-15 foi de 0,13%.

 

Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil


Leia e ouça também: 

Compartilhe essa matéria