Ao vivo

notícias

20 de setembro de 2024

Evento vai discutir resiliência das cidades na crise climática

Simpósio promovido pela PUC-Campinas começa na segunda-feira e recebe especialistas de várias partes do país

ouça a notícia

Secas e enchentes. Geada e onda de calor. São muitos os testes pelos quais as cidades brasileiras foram desafiadas só neste ano de 2024.

Mas se as ferramentas e o conhecimento já existem, o que falta para que as cidades consigam ser mais resilientes às mudanças climáticas?

Esta é uma das perguntas que um simpósio na PUC-Campinas que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, vai propor aos seus ouvintes.

A 10ª edição do SP-INFRA (Simpósio de Pesquisa em Infraestrutura Urbana) promete unir uma palestra, uma mesa-redonda e a apresentação de uma série de painéis com propostas para que as cidades planejem a sua urbanização no futuro, em seis eixos de temas que acompanham os ODSs (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Uma das organizadoras do evento, a professora Drª. Ana Jacintho, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da PUC-Campinas, destaca que o ineditismo dos eventos climáticos extremos ainda é o principal desafio para os gestores públicos.

O simpósio que começa na segunda-feira também aposta em uma leitura mais propositiva do problema.

Um dos 23 trabalhos que devem ser apresentados abrem espaço para um estudo feito pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Ambiente Construído, da Pós-Graduação da PUC-Campinas, que avalia o uso de um tipo de concreto mais resistente do que o utilizado na maior parte das construções no Brasil.

A professora destaca que, embora seja uma novidade em termos de aplicação no país, o material é uma das soluções possíveis para o desafio da resistência das estruturas arquitetônicas em meio às mudanças climáticas.

A docente vê com otimismo os caminhos que o Brasil têm para diminuir os impactos das mudanças climáticas, tanto nos níveis econômico e político, como no social e no cultural.

O simpósio na PUC-Campinas também contará com palestras de professores da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal do Semi-Árido e da Unicamp.

A 10ª edição do SP-INFRA recebe pedidos de credenciamento pela internet. O formulário para a inscrição pode ser encontrado neste link.

O evento conta com o apoio da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

 

 

Fotografia: Tomaz Silva / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria