Mostra lúdica é promovida pelo Instituto CPFL e segue em exibição até 4 de julho
Já parou pra pensar de onde vem e para onde vai a energia que abastece seu chuveiro, a geladeira, e até o seu radinho ou o seu celular?
Graças ao imenso tamanho do Brasil, com diversidade biológica e clima muito favorável, a chamada matriz energética do nosso país é considerada uma das mais limpas do mundo.
A maior fatia da geração de energia no Brasil vem das chamadas “fontes renováveis”.
Segundo o “Balanço Energético” de 2022, do Ministério de Minas e Energia, somente a água que faz funcionarem as usinas hidrelétricas, são responsáveis por quase 60% da energia elétrica produzida no Brasil.
Este bom índice é seguido da energia eólica, com cerca de 11%; a biomassa, que já responde por cerca de 8%; e a solar, ainda tímida mas em expansão, com 2%.
E a tendência é de que esses números avancem ainda mais, principalmente por conta da luta contra as mudanças climáticas.
E discutir o papel das energias renováveis é um dos objetivos da mostra educativa “Energia em Jogo”, que acontece neste mês no Instituto CPFL, em Campinas.
A mostra é uma promoção da CPFL, em parceria com a PUC-RS e o Instituto Crescer, e busca ampliar a conscientização sobre a importância do uso de fontes limpas para gerar a energia que abastece casas e indústrias.
Por lá, o visitante tem a oportunidade de interagir com cinco experimentos, que exploram os conteúdos dos livros e das aulas para a realidade.
E a Rádio Brasil acompanhou, de perto, a visita de uma turma de estudantes da Escola Estadual Dante Alighieri Vita, do Jardim Santa Cândida, em Campinas.
E ninguém melhor para opinar do que os próprios visitantes, como a Juliana. Será que eles gostaram do que viram? Conta pra gente, Juliana
O diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, Marcos Klein, comenta que a exposição aproxima a produção acadêmica aos futuros universitários.
Para a professora Dorcas Lídia, coordenadora pedagógica da Escola Dante Alighieri Vita, iniciativas como esta exposição ajudam a conciliar a conscientização ambiental e a inclusão social na educação.
A diretora da Escola, Érica Cristina, destaca o balanço positivo para os alunos, que reforçam os saberes ensinados em sala de aula.
A exposição “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo” segue até o dia 4 de julho, no Instituto CPFL, localizado na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632, na Chácara Primavera, em Campinas.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Fernanda Ferreira
Leia e ouça também: