O começo de ano é de festa para uma equipe de estudantes da “Ilum”, a Escola de Ciência, Tecnologia e Inovação, ligada ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais).
O time “CNPEM Brasil” foi vencedor da edição 2023 do iGEM Design League, considerada a maior competição de biologia sintética da América Latina.
O torneio desafiou mais de 40 equipes a propor uma solução para um problema local, e o time de Campinas propôs a criação de uma solução para identificar e capturar microplásticos na água potável.
Estudos recentes mostram que a quantidade desses compostos nos oceanos triplicou nos últimos 20 anos, e já seriam o equivalente de 2% a 5% de todo o plástico produzido no mundo.
O consumo, mesmo que indireto desses resíduos, pode causar graves problemas de saúde, tanto para o corpo humano como para os animais.
Nessa competição, a equipe de Campinas conquistou a nomeação de 10 das 15 categorias em disputa, como nas áreas de melhor projeto de arte e melhor excelência em engenharia biológica.
A mentora do time CNPEM Brasil, Gabriela Persinoti, explica que a proposta apresentada pela equipe tem um grande potencial de uso em estações de tratamento de água.
Gabriela destaca que o prêmio qualifica a viabilidade do projeto, e que o desafio agora é ampliá-lo em maior escala.
A líder de marketing da equipe CNPEM Brasil, a estudante Eduarda Veiga, celebra a conquista como o melhor exemplo do retorno do investimento na ciência brasileira.
Como premiação, os estudantes de Campinas receberão uma viagem para a cidade de Boston, nos Estados Unidos, onde poderão visitar as instalações do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e da Universidade de Harvard.
As instituições norte-americanas também poderão ser utilizadas para o aprimoramento do projeto, que agora tenta concorrer à etapa global da competição.
A equipe CNPEM Brasil também busca patrocínios para participar da fase internacional da disputa. Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo Instagram, no @igem_cnpembr.
Fundada em outubro de 2021, a escola Ilum integra o polo de pesquisas do CNPEM, que tem como destaque o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, o acelerador de partículas brasileiro conhecido como “Sirius”, e se prepara para a construção do laboratório brasileiro de biossegurança máxima categoria 4, o projeto “Orion”.
Fotografia: Reprodução / CNPEM
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista