Ao vivo

notícias

5 de janeiro de 2024

Ministério da Saúde certifica cidades paulistas pelo combate às DSTs

Reconhecimento enaltece municípios que tiveram grandes avanços na testagem e apoio aos pacientes com AIDS, sífilis e outras doenças

ouça a notícia

O Ministério da Saúde entregou, em dezembro, os certificados de eliminação e selos de boas práticas para a eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis para quatro estados no Brasil.

Além de São Paulo, Paraná, Sergipe e o Distrito Federal também receberam o reconhecimento na área.

Dentro do estado, 27 municípios foram contemplados com os selos Ouro, Prata e Bronze, com base no nível de eliminação das doenças.

Aqui na região, a cidade de Indaiatuba recebeu o certificado de Eliminação do HIV e o Selo Bronze Sífilis.

A médica infectologista e diretora-adjunta do CRT-AIDS (Centro de Referência e Tratamentos contra AIDS), Rosa Alencar, afirma que essa é uma grande conquista para o município e que representa um reconhecimento de um esforço conjunto dos serviços municipais de saúde.

A infectologista relembra que ao longo dos anos, os métodos de prevenção contra o HIV e a Sífilis têm aumentado, assim como o acesso deles para a população.

Um dos mais importantes, segundo ela, é a disponibilidade de preservativos, internos e externos, nos postos de saúde dos municípios.

Rosa Alencar acredita que os testes rápidos e o acompanhamento pré-natal com a gestante são fundamentais para o diagnóstico precoce de alguma dessas doenças.

A chamada “transmissão vertical” ocorre da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou o aleitamento e ela pode ser detectada em testes rápidos feitos nas unidades públicas de saúde.

A infectologista defende que o investimento na criação de Comitês voltados para o acompanhamento destas gestantes são importantes para que ao longo dos anos eles possam identificar aquilo que foi eficaz e o que pode ser melhorado.

A certificação de eliminação é feita conforme pré requisitos estabelecidos no Guia para Certificação da Eliminação de Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis.

Já o Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, nos três níveis, é conferido às localidades que alcançaram indicadores próximos da eliminação.

 

Fotografia: Marcelo Camargo / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria