notícias

8 de janeiro de 2025

Fatura mais alta do cartão de crédito disputa espaço com impostos em janeiro

Especialista orienta cautela na hora de tentar quitar as contas; saiba mais

ouça a notícia

O cartão de crédito continua sendo um dos meios mais práticos para o pagamento de contas.

Mas a virada do ano traz, com ela, o temor do valor da fatura, que tradicionalmente fica mais alta nesta época. Situação que fica ainda pior para quem não faz nenhum tipo de planejamento financeiro.

O economista Mário Eduardo Campos aconselha, por exemplo, que o consumidor não se convença, de imediato, com a possibilidade do pagamento mínimo ou do parcelamento da fatura neste mês.

O especialista também lembra que este começo de ano pode ser propício para a montagem da planilha de receitas e despesas, sempre com o lembrete de incluir os impostos obrigatórios que têm parcelas a serem pagas por todo o primeiro semestre.

As despesas extras deste período de começo de ano incluem tributos como o IPVA, para os proprietários de veículos.

No estado de São Paulo, o calendário de vencimento por número final da placa começa a partir de segunda-feira, 13 de janeiro. Os motoristas que optarem por pagar o boleto à vista podem aproveitar um desconto de 3% sobre o valor total.

No caso dos proprietários e inquilinos de imóveis, os carnês de IPTU começaram a ser enviados pelas Prefeituras nesta primeira semana útil de 2025.

Na maioria das cidades, os vencimentos do tributo para espaços não residenciais acontecem no final de janeiro. Já a primeira parcela para as residências vence no início de fevereiro.

Contribuintes que optam pela modalidade digital, nos municípios que oferecem esse tipo de serviço, também podem contar com desconto no valor total do imposto.

 

 

 

Fotografia: Joédson Alves / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria