A festa junina, data comemorada entre os meses de junho e julho, é uma das responsáveis por movimentar a economia regional.
Um dos setores aquecidos pela festividade é o de supermercados. As vendas de produtos típicos aumentam devido à alta procura de consumidores.
Alguns dos mais procurados são o milho verde, a pipoca, paçoca, pé-de-moleque, amendoim e canjica. Entre as bebidas estão ingredientes relacionados ao preparo do vinho quente e do quentão.
Para dar conta da demanda, a compradora Leila Silva de Almeida afirma que os estabelecimentos se planejam com antecedência para garantir os estoques.
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC, o faturamento esperado em Campinas com as festas juninas é de R$ 14 milhões.
Segundo Leila Almeida, os supermercados este ano estão com uma expectativa de aumento de 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Para atrair os consumidores, a compradora destaca que os estabelecimentos apostam na decoração temática e barracas de degustação para os clientes.
Nesta época, também é comum observar preços mais baixos e promoções de ingredientes e produtos que fazem parte das festas juninas.
A data conta ainda com outros setores que movimentam a economia, como o de vestuário, hortifrúti e de decoração.
Reportagem: Laura Saroa | Fotografia: Reprodução
Leia e ouça também: