notícias

22 de maio de 2025

Fórum em Holambra discute os desafios da resiliência urbana nas mudanças climáticas

Gestores de Campinas compartilham exemplos, mas elencam desafios ao financiamento e planejamento das políticas públicas

ouça a notícia

A seis meses da COP-30, um evento realizado em Holambra reuniu gestores públicos, empresários e cientistas de várias partes do país para trocar experiências sobre a adaptação das cidades para a realidade das mudanças climáticas.

É o 5º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, realizado no Pavilhão da Expoflora, e que na última quarta-feira, 21, contou com a apresentação de um painel organizado pela Prefeitura de Campinas.

O mediador da apresentação foi o prefeito Dário Saadi, que lembrou dos projetos desenvolvidos na área da resiliência urbana.

O prefeito voltou a criticar as consequências da Reforma Tributária para a arrecadação dos municípios, e o possível impacto para a capacidade de a cidade investir em projetos de resiliência climática.

Outros projetos apresentados ressaltaram a parceria firmada com os 20 municípios da Região Metropolitana, como o “Reconecta”, que propõe a implantação de corredores ecológicos.

O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz Adegas Júnior, foi responsável por apresentar a iniciativa, e cobrou agilidade por parte da Assembleia Legislativa para dar continuidade ao projeto.

Para o CEO do 5º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, William Freitas, a troca de conhecimentos em eventos como este permitem que cada cidade desenvolva projetos viáveis e realistas conforme o orçamento disponível.

Nos três dias do evento, o Fórum conta com a participação de ao menos cem palestrantes.

Ao término, uma carta com propostas elaborada pelos participantes será enviada à COP30, por meio da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

 

 

 

Fotografia: Reprodução


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria