Pré candidato a reeleição para a prefeitura de Campinas, o prefeito Dario Saadi (Republicanos) estabeleceu um ritmo frenético de entregas de obras e programas. A justificativa oficial é que as inaugurações fazem parte do calendário de comemorações dos 250 anos de Campinas, que serão celebrados no dia 14 de julho.
A reportagem da Rádio Brasil Campinas contabilizou que nos últimos dois finais de semana, o prefeito campineiro inaugurou pelo menos quatro praças, duas centros de lazer e um local voltado para os pets e que foram batizados de “parcão”.
Os locais beneficiados foram o Conjunto Residencial Padre Anchieta, Bairro CDHU, Jardim Proença, São Bernardo, Vila Industrial e Vila Anchieta.
Para o vereador Cecílio dos Santos (PT), o cenário é fruto de uma zona cinzenta oferecida pela legislação eleitoral.
Segundo ele, seria necessária uma regulamentação até para que ocorra maior transparência de ações de todos os partidos que ocuparem o poder.
O líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Paulo Haddad (PSD), afirmou que as inagurações são demandas antigas e viabilizadas por intermédio das emendas impositivas.
Ele cita até um exemplo de sua atuação política para justificar a necessidade do vereador apontar a construção de praças e espaços de lazer.
Em nota enviada a reportagem, a Prefeitura de Campinas disse que programou já em 2023 um cronograma de entrega de praças e outros serviços para a população.
Esse calendário atende às necessidades da cidade e respeita integralmente a lei eleitoral no que se refere à participação do prefeito Dário Saadi nos eventos.
Fotografia: Fernanda Sunega / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista