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20 de fevereiro de 2024

Governo de São Paulo lança plano de metas para combater defasagem na leitura de crianças

Meta é ter 90% das crianças de 7 e 8 anos alfabetizadas até 2026, em exame estadual de fluência

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O Governo de São Paulo divulgou nesta terça-feira, 20, o programa que pretende integrar todos os municípios do estado a um único padrão de objetivos e caminhos para universalizar a alfabetização de crianças e adolescentes.

O programa “Alfabetiza Juntos SP” foi apresentado em solenidade realizada na Sala São Paulo, na capital paulista.

Representantes das 91 diretorias de ensino paulistas estiveram presentes, e tiveram acesso ao resultado consolidado da Avaliação de Fluência Leitora, aplicada no final de 2023 para mais de 343 mil estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, em 600 cidades.

Os resultados apontaram que 36% dos estudantes, com idades de 7 e 8 anos, da rede pública estadual, eram considerados leitores iniciantes.

O novo programa “Alfabetiza Juntos SP” pretende distribuir uma apostila formatada pelo Governo de São Paulo, que vai ampliar a formação de professores, para melhorar a capacitação dos alunos para os próximos exames de fluência de leitura.

O material também inclui investimento em software complementar para os alunos utilizarem nos computadores das escolas.

O secretário estadual de Educação, Renato Feder, disse acreditar que somente o investimento será capaz de reverter o cenário da defasagem na leitura.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ressaltou os resultados da Avaliação de Fluência Leitora 2023, e afirmou que elas oferecem importantes pistas sobre o melhor investimento em educação.

A qualificação dos alunos da rede estadual é calculada por meio do aplicativo do CAED (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação).

É considerado leitora fluente a criança capaz de ler de 45 a 60 palavras corretamente no intervalo de um minuto; de 28 a 40 pseudopalavras – aquelas inventadas ou sem significado; e que atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

 

Fotografia: Reprodução / Seduc-SP


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Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

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