O Governo do Estado de São Paulo marcou para o próximo dia 1º de março, uma grande mobilização contra a dengue em todo o estado.
O Exército Brasileiro também fará parte do Centro de Operações de Emergência, destinado às ações de combate ao vetor das doenças, que é o mosquito Aedes aegypti.
A previsão é de que a ação contra a dengue envolva todos os 645 municípios do estado. A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, promoverá iniciativas especiais nas escolas, enquanto que a Defesa Civil do estado mobilizará as equipes para intensificar a orientação à população e reforçar as ações de combate ao mosquito nas residências.
O Exército Brasileiro, por sua vez, vai colaborar na limpeza urbana e na orientação de combate à dengue, junto à população paulista. O efetivo será distribuído de acordo com a necessidade e situação epidemiológica de cada município. Todos os profissionais passarão por treinamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e auxiliará as prefeituras nas ações de campo.
Para a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Regiane de Paula, o evento tem tudo para dar frutos, especialmente pelo processo de integração do Exército com as secretarias envolvidas.
A coordenadora acredita, também, que a participação do Instituto Adolfo Lutz, também trará uma preciosa contribuição no combate à dengue.
O governo estadual também está para assinar um convênio com o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, para incrementar a estratégia de combate à doença.
Para auxiliar a população, o Governo de São Paulo lançará o portal “Dengue100Dúvidas”, com os 100 questionamentos mais comuns entre a população sobre dengue, zika e chikungunya, e com respostas dos profissionais de saúde. A plataforma estará disponível a toda a população de forma online a partir da próxima semana.
Fotografia: Reprodução / Pixabay
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista