No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quarta-feira, 05, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), formalizou a criação do Comitê Gestor da política estadual de mudanças climáticas.
O Comitê Gestor vai reunir representantes de oito secretarias do Governo de São Paulo. Eles vão trabalhar sob a coordenação da pasta de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Também foi anunciado a criação do Conselho Estadual de Mudanças Climáticas. De caráter consultivo e composição tripartite, o grupo terá a missão de acompanhar e monitorar a implementação da estratégia climática da gestão estadual.
O conselho será formado por 18 membros titulares e com seus respectivos suplentes. Deste total, seis representantes serão de órgãos e entidades governamentais
Em seu pronunciamento, o governador Tarcisio de Freitas alertou de que várias frentes serão adotadas para viabilizar o plano de melhoria do meio ambiente. E uma das metas é dar uma atenção especial aos rios do estado, o que já foi feito nos rios Pinheiros e Tietê.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, aponta que o foco está também no aprimoramento da educação ambiental e frutos já estão sendo colhidos.
De acordo com o governo estadual, representantes de outros órgãos, como a Defesa Civil, poderão ser convidados para participar das reuniões do Comitê Gestor e do Conselho Estadual conforme ocorrer a definição das necessidades e das prioridades.
Fotografia: Reprodução / Governo de SP
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista