Começou a funcionar nesta segunda-feira, 23, a operação “Centro Mais Seguro”, da Guarda Municipal de Campinas.
Os detalhes do plano foram apresentados na última sexta-feira, 20, em uma solenidade na Estação Cultura.
Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, e são compostos por três pelotões da Guarda Municipal, com um total de 66 agentes que vão reforçar o patrulhamento nas ruas e avenidas com maiores incidências de crimes.
Os guardas que fazem parte dessa operação vão trabalhar entre as 7:00 da manhã e às 8:00 da noite, em pontos como a “Mini Ceasa” do Terminal Central e a Praça Felipe Selhi, no entorno.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), afirmou que o reforço de patrulhamento vai complementar o trabalho que já vem sendo feito desde abril na região.
Quem também conversou conosco foi a comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares.
Ela destacou que os agentes receberam treinamento específico para abordagem às pessoas.
Nós também buscamos a repercussão do assunto na Câmara Municipal. Para o vereador Cecílio Santos (PT), é importante que o novo plano detalhe como vai ser a forma de abordagem à população em situação de rua.
Aos sábados, o mutirão de segurança da GM vai funcionar no mesmo horário do comércio.
O atual plano da Prefeitura prevê a operação das equipes nestes moldes até a véspera de Natal, quando o atual planejamento vai dar espaço à Operação Natal, com os horários flexíveis de funcionamento do comércio.
Fotografia: Eduardo Lopes / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista