Ao vivo

notícias

22 de abril de 2024

Hemocentro da Unicamp registra queda nas doações de bolsas de sangue

Situação acontece em meio à epidemia de dengue em Campinas

ouça a notícia

Os estoques de sangue do Hemocentro da Unicamp estão baixos devido a epidemia de dengue, em Campinas.

Desde que a doença está em circulação em todo o país, a demanda por bolsas de sangue para os casos mais graves aumentou nos hospitais que são atendidos pelo Hospital de Clínicas.

Na contramão desse resultado, o número de doadores de sangue caiu em 22%. Já para a doação de plaquetas, a queda é de 30%.

Eduardo Baungartner, analista executivo do Hemocentro, explica que neste momento, os hospitais trabalham com os estoques em estado de alerta, ou seja, disponíveis somente para um a três dias de atendimento. 

O analista afirma ainda que as pessoas que tiveram dengue, seja ela em seu estágio mais leve ou grave, precisam respeitar as recomendações da nota técnica feita pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo o documento, os pacientes de casos mais leves devem aguardar 30 dias para doar sangue. 

Já aqueles que contraíram a forma mais grave da dengue precisam aguardar 180 dias após a recuperação.

Outros fatores que também são responsáveis pela baixa nos estoques de sangue é a chegada de uma estação mais fria e o período de férias escolares.

Para Eduardo Baungartiner, eles atrapalham o ritmo de doação de sangue e os estoques não conseguem atender a demanda dos hospitais atendidos pela Unicamp.

Quem quiser se tornar um doador de sangue, basta seguir alguns pré-requisitos, entre eles, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.

Além disso, é necessário estar alimentado e ter evitado ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. No site hemocentro.unicamp.br estão mais informações sobre a preparação para doar sangue. 

Os interessados podem comparecer até o Hemocentro da Unicamp ou no posto de coleta do Mário Gatti, entre as 7:30 da manhã e às 3:00 da tarde.

 

 

Fotografia: Maurício Vieira / Secom


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria