Os estoques nos bancos de sangue dos hospitais do estado de São Paulo estão baixos.
Os tipos sanguíneos O-, O+ e B- são historicamente os que mais precisam de doação, já que apresentam uma rotatividade de uso maior em relação aos outros tipos.
Em feriados prolongados, onde mais pessoas saem para viajar e pegam estradas, o número de acidentes tende a aumentar e com isso a necessidade do uso de uma bolsa de sangue também aumenta.
Dados da Secretaria estadual de Saúde apontam que em datas como essas, há uma queda entre 30% e 40% nos estoques dos hemocentro de São Paulo.
Quando os estoques de um tipo sanguíneo estão em nível crítico, isso quer dizer que há bolsas disponíveis para somente dois dias de atendimento.
O administrador do Hemocentro da Unicamp, Eduardo Baumgartner, explica que muitas vezes, por causa dos feriados prolongados, a baixa procura faz com que os estoques fiquem em níveis críticos para fazer os atendimentos.
Como forma de conscientizar a população, Eduardo Baumgartner afirma que durante todo o ano campanhas de doação de sangue são feitas para aumentar os estoques do Hemocentro.
Ele cita, por exemplo, duas datas que foram pensadas justamente para atrair mais pessoas aos hospitais para doar.
Para ser um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, e não apresentar sintomas de resfriados.
Os requisitos completos e como doar estão disponíveis no site do Hemocentro da Unicamp, pelo endereço hemocentro.unicamp.br/
Fotografia: Kleide Teixeira / Secom
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária