O Hospital PUC-Campinas promove, nos dias 12 e 13 de março, uma ação especial de conscientização sobre o cuidado com a saúde dos rins.
Trata-se da mobilização pelo Dia Mundial do Rim, celebrado em 13 de março. Aqui no Brasil, os trabalhos acontecem sob a liderança da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Durante dois dias, os profissionais do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital PUC-Campinas realizaram palestras de conscientização sobre a Doença Renal Crônica (DRC).
A condição afeta, pelo menos, 20 milhões de brasileiros e chama a atenção por uma perigosa característica: ela não manifesta sintomas em suas fases brandas e intermediárias. Em muitos casos, a DRC só é diagnosticada quando a condição já compromete os rins de forma mais grave.
Sobre a doença, nós conversamos com o médico nefrologista Guilherme Casimiro, que explicou os detalhes da doença.
A enfermeira-executiva do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise, Juliana Galdiano, destacou que a Doença Renal Crônica pode ser diagnosticada com a verificação periódica da pressão arterial. Ouça:
As ações especiais de conscientização pelo Dia Mundial do Rim incluíram a aferição de pressão arterial e a medição dos níveis de creatinina nas pessoas que pertencem aos grupos de risco.
Os interessados em realizar o agendamento de consultas com o Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital PUC-Campinas podem entrar em contato pelo telefone fixo e WhatsApp, (19) 3112-1628.
Fotografia: Reprodução / Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista