Em entrevista coletiva realizada na última terça-feira, 20, a Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) apresentou uma nova sondagem sobre o desempenho das empresas sediadas na Região Metropolitana de Campinas.
De acordo com a pesquisa feita, o volume de produção ficou estável para 70% das associadas, em comparação com o mês anterior. Já o faturamento diminuiu para 40% das empresas, e para 50% ficou estável. Só ocorreu aumento de faturamento para 10%.
Para o diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, os custos elevados explicam que as empresas não consigam incrementar os seus lucros.
Ele detectou que existe um clima pessimista no empresariado em relação ao futuro da economia brasileira e que pode atingir os negócios no futuro.
O levantamento mostrou que o nível de inadimplência permaneceu inalterado para 80% das empresas respondentes. O endividamento ficou estável para 60% das empresas.
O Ciesp Campinas conta com 590 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região.
O faturamento conjunto das empresas associadas é de R$ 53 bilhões ao ano. Conjuntamente essas empresas empregam 97.954 colaboradores.
Fotografia: Reprodução / Divulgação/Ciesp Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista