Um dos principais assuntos do noticiário em maio, a gripe aviária mobilizou a atenção das autoridades sanitárias com a investigação de focos suspeitos em granjas de várias regiões do país.
No entanto, o processo de investigação dos casos não é motivo para pânico. Quem explica é a professora da Faculdade de Medicina Veterinária da PUC-Campinas, Diana Nascimento.
Em entrevista à Rádio Brasil, a docente lembra que o país possui um dos mais competentes serviços de inspeção sanitária do mundo, que agora trabalha para fazer a contenção dos casos.
Diana destaca que é fundamental conhecer a procedência da carne e certificar-se das boas práticas de higiene no açougue em que você adquire seus alimentos.
A professora também relembra cuidados essenciais no manejo das carnes, e que evitam a contaminação por qualquer tipo de patógeno.
Diana Nascimento também alerta que qualquer condição sanitária anormal que envolva aves e animais silvestres – como um grande número de pássaros e outros seres encontrados sem vida perto de casa – deve ser imediatamente comunicada às autoridades de saúde da sua cidade.
Ouça, abaixo, à entrevista completa com a professora Diana Nascimento:
Fotografia: Reprodução / Arquivo/Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista