Um estudo divulgado no último dia 13 por uma consultoria interna do grupo Itaú-Unibanco, mapeou o tamanho do mercado de apostas e de jogos na internet no Brasil atualmente.
Segundo o levantamento, baseado em informações atualizadas de uma metodologia do Banco Central, os gastos dos brasileiros nas chamadas “bets” movimenta aproximadamente R$ 24 bilhões por ano.
Valor que gera espanto, principalmente pela estimativa de corresponder a cerca de 0,22 % do Produto Interno Bruto do Brasil.
Quando desse valor são retirados os gastos das empresas com o marketing, ou seja, a propaganda na mídia eletrônica e em patrocínios, o lucro anual do setor ainda gira em torno de R$ 12 bilhões.
Mas você sabe quanto essa proporção é revertida em prêmios para os apostadores? Ainda segundo a projeção contratada pelo banco, cerca de R$ 250 milhões, voltam em bonificações para quem aposta, cerca de 1%.
O economista do Insper, Lucas Borges, demonstra preocupação com o começo cada vez mais cedo da população no ramo das apostas, e a falta de instrução sobre o tema.
Borges acredita ser urgente ensinar mais pessoas sobre os caminhos para a verdadeira emancipação financeira, por meio do saber poupar e da inteligência emocional.
Já o economista da PUC-Campinas, Eli Borochvicius, acredita que o problema maior apontado pelo levantamento está no efeito psicológico: o vício em apostas que compromete a responsabilidade com gastos essenciais da vida das pessoas.
Eli Borochvicius reflete que o lazer por meio das apostas não é um problema, mas que o bom senso precisa ser sempre relembrado.
O estudo divulgado pelo Itaú Unibanco reitera que o documento busca fornecer informações macroeconômicas, e não pode ser considerado um relatório de análise, segundo as normas da Comissão de Valores Mobiliários, do Banco Central.
Fotografia: Joérdson Alves / Agência Brasil
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